Registar
Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Celtic Park é a casa da formação escocesa do Celtic e fica situado em Glasgow. Também conhecido como “Parkhead”, devido à sua localização, os adeptos chamam-lhe ‘Paradise’ (paraíso, em português).

celtic5
« 1 de 7 »

Com capacidade para acomodar 60 832 espectadores, é o maior estádio de futebol da Escócia e o segundo maior do Reino Unido apenas ultrapassado pelo Old Trafford – 75 635 -, “casa” do Manchester United. Este recinto, inaugurado a 13 de agosto de 1892, já sofreu várias transformações, uma das quais em 1988, ano do centenário do Celtic. Neste ano foi acrescentado o famoso mural de tijolos vermelhos no exterior da bancada principal, uma proposta bem ao estilo britânico mas que ajuda a vincar a “personalidade” deste estádio.

O projecto foi executado por Archibald Leitch, arquitecto que também projectou o estádio do rival Rangers, do Heart, do Sunderland e do Everton.

Um dos jogos que para sempre ficará ligado à história deste estádio foi o encontro entre o Celtic e o Glasgow Rangers de 10 de setembro de 1938. O ‘Old Firm’, como é conhecido este dérbi de Glasgow, teve 92 000 pessoas a assistir e terminou com a equipa da casa a golear o grande rival por 6-2. Foi a maior assistência da história do Celtic Park e um verdadeiro “Paradise” para quem assistiu…

Relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published.