Registar
Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Athletic Club derrotou esta quinta-feira (dia 3 de Novembro) o Genk por 5-3, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga Europa, e se oito golos num encontro de futebol já é notícia, não podíamos deixar passar a exibição de gala do dianteiro espanhol Aritz Aduriz, que apontou os cinco golos da formação do País Basco.

Aduriz abriu a contagem aos oito minutos, a passe de Raúl García, e aumentou para 2-0 aos 24’, na marcação de uma grande penalidade (a primeira de três que acabaria por marcar). O atacante, de 35 anos, voltou a fazer abanar as redes aos 44’ (3-0), novamente na conversão de um penálti. O quarto tento do espanhol surgiu aos 74 minutos, a passe de Yeray Álvarez e o quinto aos 90’+4, novamente na conversão de um pontapé da marca do castigo máximo. Bailey, aos 28 minutos, Ndidi (51’) e Susic, aos 79 minutos, fizeram os golos do conjunto belga.

Esta ‘manita’ valeu mais três pontos ao Athletic, mas mais do que isso, permitiu que Aduriz batesse vários recordes, ou não fosse este um feito tão raro! Ora vamos a “contas”:

– Aduriz tornou-se no primeiro jogador espanhol a apontar cinco golos num jogo das competições europeias;

– Foi a primeira vez que o avançado do Athletic Bilbao marcou cinco golos na mesma partida. Até este jogo o melhor que tinha conseguido era cinco hat-tricks e 28 ‘bis’;

– Com esta ‘manita’ Aduriz igualou Fernando Llorente no topo da lista dos espanhóis com mais golos na Liga Europa, com 16 remates certeiros.

– Só por uma ocasião um jogador tinha marcado três golos de penálti num jogo das competições europeias e é preciso recuar até 1980 para o encontrar. Trata-se de John Wark (Ipswich Town), que na temporada de 1980/81 apontou um hat-trick de penálti na goleada (5-1) do Ipswich ao Aris de Salónica, em partida a contar para a Taça UEFA.

cropped_reu_2571661
Aritz Aduriz é um homem habituado a festejar, prova disso são os 37 golos que apontou na temporada passada ao serviço do emblema de San Mamés, mas tão cedo não se vai esquecer com esta verdadeira noite de sonho!

Relacionado

Leave a Reply

Your email address will not be published.